"Moda não é roupinha para balada"

Depois de um belo bate papo em 140 caracteres no twitter, eu e uma amiga, discutimos sobre um assunto que partiu dessa idéia: "O profissional (stylist ou outros) de moda precisa ter REPERTÓRIO CULTURAL..."
É claro que a discursão foi além do ponto inicial, e concordamos que para falar sobre moda, não é necessário que apenas se conheça tudo que de atual for, seja coleções, desfiles e as tendencias que entram e saem em cada nova temporada. O mais importante, para qualquer área profissional da moda, ou para os amantes deste universo, é entender que antes de qualquer lançamento, qualquer editorial produzido, ou qualquer coleção criada, existe um enorme processo de pesquisa e um amplo contexto que envolve as demais áreas, que como citou a minha amiga: Principalmente as alheias à moda. Alheias mas de extremo papel inspirador e construtor do contexto do objeto criado.

Essa semana assisti um documentário maravilhoso sobre a coleção Estudos MMXI que mostra o processo prático manual e inspirador da designer Helen Rodel, e ilustra muito do que foi levantado nesse post. A quem interessar, clica no play:


Documentário Helen Rödel - Estudos MMXI (english subtitles) from Helen Rödel on Vimeo.

É interessante perceber que a Moda não é roupa nova. Moda é criação, interpretação, expressão, mensagem, informação, história, e porque não, arte?
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Lembro muito bem o que o estilista Phillip Lim respondeu no Pense Moda deste ano sobre sua inspiração: “abrir a porta, olhar, sentir os cheiros, sentir o vento no cabelo."

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